. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SUCESSO O AULÃO-DICAS II DE ATUALIDADES / PROF. JOSEMAR DORILÊO

Olá concurseiros, agradeço a todos que compareceram no Aulão-Dicas II de Atualidades realizado no dia 26/11/11 - Pituba Plaza Hotel ( Salvador / BA ).
O sucesso ocorreu graças a sua participação e, atendendo a muitos pedidos, segue duas outras datas onde estarei ministrando outros dois eventos:

  • AULÃO-DICAS III DE ATUALIDADES:
dia 14/01/12, onde serão oferecidas duas turmas:
I - 8:30 às 12:30h / II - 14 às 18h

  • AULÃO-DICAS IV DE ATUALIDADES:
dia 05/02/12, onde também serão oferecidas duas turmas: I - 8:30 às 12:30h / II - 14 às 18h

IMPERDÍVEL

Obs: inscrições já abertas e somente com o Prof. Josemar Dorilêo
cel: 81357977 / 92097838
e-mail: josemardorileo@yahoo.com.br

QUEM CONHECE...RECOMENDA.

Dê uma espiada no vídeo-aula do AULÃO-DICAS II DE ATUALIDADES COM O PROF. JOSEMAR DORILÊO: http://www.youtube.com/watch?v=EiS1uahuivg

PROF. JOSEMAR DORILÊO
Em nome da educação e do conhecer.

domingo, 20 de novembro de 2011

20 de novembro – somos conscientes de fato?

Dados do último censo comprovam que a cor negra é algo de negação no Brasil e mostram um desempenho negativo sistemático do negro no mercado de trabalho, na escola, nas condições de moradia dos últimos vinte anos. Outra conclusão mostra que não basta ao negro ter a mesma escolaridade e treinamento profissional que o branco para alcançá-lo na corrida da ascensão social ou da mera sobrevivência. Na hora de definir quem vai ganhar o emprego ou quem vai progredir na empresa, a cor volta a contar.

Para ser eficaz, o chicote não precisa bater sobre as costas de todos os negros. Cada um assassinado nas cadeias ou nas esquinas deste país serve como exemplo para milhões espalhados pelo Brasil, de que não basta apenas comemorar no dia 20 de novembro - a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – o “Dia da Consciência Negra” e sim, é preciso também questionar – o que comemorar?

O Brasil deve aos seus cidadãos referências positivas sobre seu povo negro. A história contada dá ênfase apenas aos nossos colonizadores europeus e seus descendentes, lembrados como heróis e descobridores. Muito pouco sabemos sobre dos índios que já habitavam nossas terras e tampouco dos negros.

É preciso mudar tudo isso. É preciso criar referências para tais raças, para que as nossas próximas gerações não sejam contaminadas por uma formação apenas euro-centrista que desconsiderava, por exemplo, o papel do negro dentro da sociedade. É preciso que exista respeito às diferenças raciais e que possamos de fato afirmar que somos todos mestiços. É necessário quebrar clichês e fazer uma nova apresentação da África – esta complexa, rica e com grande potencial humano capaz de mudar seu próprio destino.

É preciso que no dia “20 de novembro” seja o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática e igualitária, unindo todos num projeto de nação que contemple a diversidade engendrada no nosso processo histórico.

Que todos os dias sejam o “Dia da Consciência”, para que possamos ter uma visão progressista e deixarmos em definitivo o comodismo e as outras utopias de lado para podermos buscar algo concreto e significativo capaz de realmente revolucionar conceitos e dogmas... mudar a realidade deste país. ACORDAI GIGANTE ADORMECIDO CHAMADO POVO BRASILEIRO.


Prof. Josemar Dorilêo

Em nome da educação e do conhecer.