. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

sábado, 30 de março de 2013

REVOLTA...


sexta-feira, 29 de março de 2013

TENHAM TODOS UMA SANTA SEXTA-FEIRA SANTA, AMÉM.




 

 
 


















A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Tenham todos uma santa sexta-feira santa, amém.

Abraços

Prof. Josemar Dorilêo.

PARABÉNS SALVADOR







 























Salvador já era habitada pelos índios desde tempos imemoriais. Antes mesmo de ser fundada cidade, a presença dos europeus data, pelo menos, desde o naufrágio de um navio francês, em 1510, de cuja tripulação fazia parte Diogo Álvares, o famoso Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Diogo Álvares e sua esposa, Catarina Paraguaçu.
Em 29 de Março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador: já cidade, já capital, sem nunca ter sido província. Todos os donatários das capitanias hereditárias eram submetidos à autoridade do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa.

Salvador ( fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos ) é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").

Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina. Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.

Foi em Salvador que surgiu a primeira biblioteca de toda a América Latina e a primeira faculdade. A cidade que já foi o maior centro portuário e financeiro de todo o Hemisfério Sul para o império português, rica culturalmente e com um patrimônio único - hoje se encontra abandonada, precariamente funcionando e quase que por completa abandonada...total descaso governamental. Absurdo é a falta de respeito com a população e com todo esse patrimônio histórico e cultural. Este se bem preservado retrataria de fato todo o aparato sócio-político-administrativo de épocas remotas e ajudaria a manter aquilo que é mais valioso e estrutural para uma sociedade, sua história e sua cultura. 

A cidade da alegria deve  proporcionar de fato a verdadeira alegria à sua população, criando condições humanas e decentes para todos e que estes possam desfrutar de tempos melhores...de uma cidade melhor para se viver.

Quero uma Salvador com altos índices sociais, moderna, com baixos índices de criminalidade, sem desperdícios de dinheiro público em obras inacabadas, com um alto grau de escolaridade e no que diz respeito a tal questão, não só desejo mas desenvolvo projetos educacionais – eu faço a minha parte, pois é essa Salvador que quero para mim, para todos nós – uma cidade modelo para o Brasil, para o mundo.   

Parabéns Salvador e muita paz, progresso social e prosperidade econômica.

São os votos do Prof. Josemar Dorilêo que nela vive e que por ela luta.

Prof. Josemar Dorilêo.

Em nome da educação e do conhecer.